Programa

O curso de Didática 402 desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, a realização de 30 horas de estágio; a produção de reflexões escritas sobre cada uma das 3 Unidades; a elaboração de relatório de estágio; dividindo os conteúdos em três unidades.

Objetivos da Disciplina:
A disciplina busca abordar os elementos estruturantes da atividade do professor/a, discutindo:

*as relações entre professor/a /aluno/conhecimento, mediadas pelas relações entre didática/educação escolar/sociedade;

*os saberes e as práticas docentes frente às demandas sociais e às inovações educacionais;

* a organização do trabalho pedagógico;

a escola como local de trabalho e de formação do professor/a.

Conteúdo:
I. Sobre Educação, Escola e Didática

*Sentidos e significados da educação e da educação escolar

*A Didática como mediação da prática docente

II. Sobre o Trabalho com o Conhecimento e a Organização da Aula


*Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino

*A relação professor/a-aluno/a-conhecimento e a questão da aprendizagem
*Organização curricular organização da aula
*Avaliação e êxito ou fracasso escolar

III. Sobre o trabalho docente e o ensino


*Profissão professor/a: contextos e problemática
*Relações professor/ensino/aluno
*Formação docente e identidade

Desenvolvimento do Curso: O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, incluindo a produção de atividades de leitura, a realização de 30 horas de estágio e a elaboração de relatório de estágio e de uma reflexão a respeito do percurso na disciplina. 

Atividades de Leitura: As leituras são obrigatórias a cada aula e devem gerar a produção de reflexões escritas, a serem entregues na aula em que o texto será discutido. 
Estágio e Relatório:  Os alunos/as deverão escolher um aspecto das situações de ensino (relação professor/a-aluno/a; autoridade docente; disciplina/indisciplina; currículo; recursos didáticos; uso do livro didático; uso das tecnologias; avaliação...) para realizar uma observação de 30 horas, preferencialmente em escola pública. Os alunos/as serão reunidos, em função dos temas escolhidos, em grupos de até 4 pessoas.  As observações serão feitas individualmente. Posteriormente serão descritas e analisadas com apoio da bibliografia estudada na disciplina num único Relatório, que será feito pelo grupo e entregue para avaliação. Ver maiores detalhes em “ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DIDÁTICA”.

Reflexões escritas: As leituras dos textos são obrigatórias a cada aula e devem fundamentar a produção de reflexões escritas, que serão feitas no final de cada unidade. Deverão retomar o conjunto das atividades desenvolvidas (temas, textos, aulas, atividades, filmes, atuação da turma, da professora...) e o percurso do próprio aluno/a, de modo a responder a seguinte indagação: “qual a contribuição desta unidade para minha formação de professor/a?”


Entrega da proposta individual de estágio
Entrega da reflexão sobre a 1ª Unidade
Entrega da reflexão sobre a 2ª Unidade
15/03/2017
19/04/2017
31/05/2017
Entrega da reflexão sobre a 3ª Unidade
21/06/2017
Entrega do Relatório de Estágio (em grupos)
21/06/2017  
Assinatura das fichas de estágio

Avaliação
O resultado final será fruto das notas obtidas em: 
* atividades de leitura + reflexão sobre as 3 unidades (6,0 pontos)  
* relatório de estágio (4,0 pontos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário