O curso de Didática 402 desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, a realização de 30 horas de
estágio; a produção de reflexões escritas sobre cada uma das 3 Unidades; a elaboração
de relatório de estágio; dividindo os conteúdos em três unidades.
Objetivos da Disciplina:
A disciplina busca abordar os elementos estruturantes da atividade do
professor/a, discutindo:
*os saberes e as práticas docentes frente às
demandas sociais e às inovações educacionais;
* a organização do trabalho pedagógico;
* a escola como local de trabalho e de formação do professor/a.
Conteúdo:
I.
Sobre Educação, Escola e Didática
*Sentidos e significados da educação e da
educação escolar
*A Didática como mediação da prática
docente
II. Sobre
o Trabalho com o Conhecimento e a Organização da Aula
*Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
*A
relação professor/a-aluno/a-conhecimento e a questão da aprendizagem
*Organização curricular e organização da aula
*Avaliação e êxito ou fracasso escolar
III. Sobre o trabalho docente e o ensino
*Profissão professor/a: contextos e
problemática
*Relações professor/ensino/aluno
*Formação docente e identidade
Desenvolvimento do Curso: O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, incluindo a produção de atividades de leitura, a realização de 30 horas de estágio e a elaboração de relatório de estágio e de uma reflexão a respeito do percurso na disciplina.
Atividades de Leitura: As leituras são obrigatórias a cada aula e devem gerar a produção de reflexões escritas, a serem entregues na aula em que o texto será discutido.
Desenvolvimento do Curso: O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, incluindo a produção de atividades de leitura, a realização de 30 horas de estágio e a elaboração de relatório de estágio e de uma reflexão a respeito do percurso na disciplina.
Atividades de Leitura: As leituras são obrigatórias a cada aula e devem gerar a produção de reflexões escritas, a serem entregues na aula em que o texto será discutido.
Estágio e Relatório: Os
alunos/as deverão escolher um aspecto das situações de ensino (relação
professor/a-aluno/a; autoridade docente; disciplina/indisciplina; currículo;
recursos didáticos; uso do livro didático; uso das tecnologias; avaliação...)
para realizar uma observação de 30 horas, preferencialmente em escola pública.
Os alunos/as serão reunidos, em função dos temas escolhidos, em grupos de até 4
pessoas. As observações serão feitas
individualmente. Posteriormente serão descritas e analisadas com apoio da
bibliografia estudada na disciplina num único Relatório, que será feito pelo
grupo e entregue para avaliação. Ver maiores detalhes em “ORIENTAÇÕES PARA O
ESTÁGIO DE DIDÁTICA”.
Reflexões
escritas: As leituras dos textos são obrigatórias a cada aula e devem fundamentar
a produção de reflexões escritas, que serão feitas no final de cada unidade.
Deverão retomar o conjunto das atividades desenvolvidas (temas, textos, aulas,
atividades, filmes, atuação da turma, da professora...) e o percurso do próprio
aluno/a, de modo a responder a seguinte indagação: “qual a contribuição desta unidade
para minha formação de professor/a?”
Entrega da proposta individual
de estágio
Entrega da reflexão sobre a 1ª Unidade
Entrega da reflexão sobre a 2ª Unidade
|
15/03/2017
19/04/2017
31/05/2017
|
Entrega da reflexão sobre a 3ª Unidade
|
21/06/2017
|
Entrega do Relatório de Estágio (em grupos)
|
21/06/2017
|
Assinatura das fichas de estágio
|
Avaliação
O resultado final será fruto das notas obtidas em:
* atividades de leitura + reflexão sobre as 3 unidades (6,0 pontos)
* relatório de estágio (4,0 pontos)
* relatório de estágio (4,0 pontos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário