Orientações para o Estágio de Didática

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DIDÁTICA
SOBRE O FOCO DO ESTÁGIO:
Os alunos deverão escolher um aspecto das situações de ensino (relação professor-aluno; autoridade docente; disciplina/indisciplina; currículo; recursos didáticos; uso do livro didático; uso das tecnologias; avaliação, outros aspectos relacionados com as situações de ensino) para realizar uma observação de 30 horas. Tais observações serão descritas e analisadas com apoio da bibliografia estudada na disciplina em um Relatório a ser entregue para avaliação. Cada aluno/a deverá anotar suas observações num Caderno de Registro.

ONDE FAZER O ESTÁGIO:
1) no 2º ciclo do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio de escolas públicas (preferencialmente) ou particulares; 2) em escolas de Ensino Técnico, de Ensino de Línguas, de EJA, etc; 3) em outras situações escolares onde professores exerçam ações de ensino

OBJETIVOS:
- apreender a diversidade da escola e a complexidade da atuação docente
- construir novas representações sobre esse local de trabalho e sobre a aula

ABORDAGENS:
- caracterização da escola (condições materiais/humanas; organização; funcionamento)
- caracterização do professor (quem é; o que pensa; como trabalha; como se relaciona com os alunos)
- caracterização da aula (o que acontece no tempo/espaço em que ela se desenvolve)

ORIENTAÇÕES:
1. Serão entregues na aula: a) ficha de Apresentação do Estagiário à Escola escolhida; b) Ficha de registro das atividades;
2. O Setor de Estágio da FEUSP disponibiliza relação de Escolas conveniadas que contam com orientação de monitores que realizam a mediação entre a FEUSP e as Escolas.
3. Estudantes que já realizaram estágios em outras disciplinas de Licenciatura poderão estagiar no mesmo local desde que em temática diversa ou ampliada com os assuntos da Didática.
4. Planejar as idas à escola
5. Procurar conversar com os professores e alunos
6. Observar as aulas  (o licenciando deverá assistir no mínimo 25 aulas – as outras 5 horas serão para redação do relatório de estágio a ser entregue para avaliação)
7. Elaborar Relatório sobre a visita, as observações da escola e das aulas, contendo:
  • apresentação - introdução com tema da observação e justificativa;
  • escola(s) - caracterização e contextualização da instituição onde se realizou a observação;
  • pontos positivos - situações bem encaminhadas percebidas na observação;
  • pontos negativos - dificuldades no encaminhamento percebidas na observação;
  • considerações finais sobre a importância do estágio;
  • bibliografia.
Formato do Relatório: texto deverá ter entre 6 e 12 páginas, em Word, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, contendo: 1) folha de rosto com a identificação do trabalho e dos autores/as (nome, curso de origem e turma); 2) introdução (justificativa do tema escolhido); 3) descrição e contextualização das escolas; 4) pontos positivos e negativos (quanto à forma de encaminhamento das situações observadas); 5) conclusão/considerações finais; 6) bibliografia.